Edit

Odylo Costa Filho

Odylo Costa Filho

Odylo de Moura Costa Filho nasceu em São Luís (MA) no dia 14 de dezembro de 1914, filho do magistrado Odylo de Moura Costa e de Maria Aurora Alves Costa. No Piauí iniciou sua carreira jornalística, fundado em 1929 no semanário Cidade Verde. Em março do ano seguinte mudou-se para a então capital da República, ingressando na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro. Redator do Jornal do Comércio a partir de janeiro de 1931, bacharelou-se em 1933.

Estreou na literatura nesse mesmo ano, quando obteve o Prêmio Ramos da Paz, da Academia Brasileira de Letras (ABL), com o livro inédito Graça Aranha e outros ensaios. Redator do Jornal do Comércio até 1943, durante o Estado Novo, embora sem abandonar a vida literária, dedicou-se intensamente ao jornalismo, promovendo a oposição ao regime instaurado no país em novembro de 1937. Com a desagregação do regime ditatorial e a reorganização partidária, colaborou na fundação da União Democrática Nacional (UDN) em abril de 1945.

Crítico literário do Diário de Notícias em 1952 e 1953, criou e manteve nesse jornal, juntamente com Eneida e Heráclito Sales, a seção “Encontro matinal”. Assinou igualmente crônicas diárias no jornal carioca Tribuna da Imprensa até 1954.

Com a posse do vice-presidente João Café Filho na presidência da República em função do suicídio do presidente Getúlio Vargas em 24 de agosto de 1954, foi chamado a participar do governo, assumindo sucessivamente os cargos de secretário de Imprensa da Presidência da República, diretor da Rádio Nacional e superintendente das Empresas Incorporadas ao Patrimônio da União.

Após o assassinato de seu filho adolescente por um menor, durante um assalto em 1963, passou a empreender uma campanha pela revisão do sistema de assistência à infância abandonada. Dessa sua luta resultou, em grande parte, a extinção do antigo Serviço de Assistência ao Menor (Sam) e a criação, em 1964, da Fundação Nacional de Assistência ao Menor.

Foi autor de artigos semanais no matutino Jornal do Brasil entre 1964 e 1965. Nomeado adido cultural junto à embaixada do Brasil em Lisboa, permaneceu nesse posto de abril de 1965 a maio de 1967, tendo colaborado nesse período em jornais e revistas da capital portuguesa, e se tornado membro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa. De volta ao Brasil em 1967 passou a dirigir, em São Paulo, a revista Realidade. No ano seguinte assumiu a direção de redação da Editora Abril, tornando-se membro de seu conselho editorial.

Em novembro de 1969 foi eleito para a cadeira nº 15 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Em 1971 retornou à atividade de crítica literária, tendo publicado até o ano seguinte crônicas dominicais na seção “Encontro matinal”, que havia criado no Diário de Notícias.

Preocupado com o problema do deficiente mental, dada a existência de sua filha Maria Aurora, levou-o a estender sua atuação no campo da deficiência mental. Dr. Odylo firmou-se com um baluarte no movimento Pestalozziano. Era atuante no meio político, participou de reuniões e Congressos, encontros realizados na Fazenda do Rosário, muitos contatos com os políticos da época para a sanção de leis e portarias de interesse dos deficientes. Dr Odylo tornou-se, em 1972 e permaneceu até 1976, presidente da Sociedade Pestalozzi do Brasil. Presidiu o Congresso Nacional da Fenasp em Fortaleza, compareceu a inúmeros eventos e com sua palavra fácil e impregnada de idealismo, convenceu Ministros e Diretores a apoiarem a causa dos deficientes.

Foi responsável pela criação de inúmeras Sociedades Pestalozzi, principalmente no norte e nordeste. Com a ajuda financeira conseguida, possibilitou à Fenasp a aq8isição de vários imóveis para sediar as emergentes Sociedades Pestalozzi de São Luís, de Manaus, de Recife, de Campo Grande, de Vila Velha, de Maceió, de Salvador, de Catanduvas e de São Miguel de Iguaçú, aumentando em muito o patrimônio e o acervo da Fenasp, e estendendo o atendimento educacional e social aos deficientes mentais do país.

A partir de 1974 publicou crônicas semanais no vespertino carioca Última Hora e no Jornal de Brasília.

Ao longo de sua carreira jornalística trabalhou, no Rio de Janeiro, como diretor do semanário Política e Letras, de propriedade de Virgílio de Melo Franco, como redator do Diário de Notícias, como diretor do jornal A Noite, como chefe de redação do Jornal do Brasil — de cuja reforma gráfica e jornalística participou —, como diretor da Tribuna da Imprensa e da revista Senhor, como secretário de O Cruzeiro Internacional e como diretor de redação de O Cruzeiro.

Casou-se com Nazaré Pereira da Silva Costa, com quem teve seis filhos. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 19 de agosto de 1979, deixando várias obras literárias inéditas.

Se inscreva em nossa Newsletter.

Receba sempre em seu e-mail as últimas notícias e novinadades do Centro Histórico Sarah Cesar.

"A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim de ação. É atividade."

Johann Heinrich Pestalozzi