Edit

Johann Pestalozzi

Johann Heinrich Pestalozzi

Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em 1743, em Zurique, parte germânica da Suíça. Seu pai, era médico e faleceu quando Pestalozzi tinha apenas seis anos, a partir deste momento, a família passa por grandes dificuldades econômicas. Neste contexto, Pestalozzi começa a prestar atenção à pobreza que rondava o povo, ao trabalho infantil e aos miseráveis. Esta atenção ao outro sempre esteve presente em sua essência e o levou a auxiliar, orientar e agir de maneira cristã com seus semelhantes.

Em 1764, ao engajar-se na sociedade helvética, Pestalozzi passou a criticar a situação de seu país e a também exigir mudanças. Ao tomar contato com a famosa enciclopédia dos autores iluministas, encanta-se com as ideias que encontra e passa a lutar por mudanças, principalmente pelo fim da exploração do povo pelos nobres.

Por volta do ano de 1767, após seu casamento com Ana Schulters, a família se muda para a fazenda de Neuhof. Por conta da pobreza que domina a região, Pestalozzi decide abrir uma escola na qual a instrução para o trabalho manual deveria ser combinada com o treinamento mental e moral, surge então a escola industrial para os pobres. 

Por causa de problemas financeiros, a escola acaba sendo fechada e Pestalozzi e a esposa são obrigados a vender todos os seus bens, eles ficam muito pobres, mas isso para ele não é um problema, porque ele não está preocupado com a questão material, mas sim com a formação dos indivíduos, para que ele esteja nesse mundo fazendo a diferença. 

Na tentativa de obter recursos financeiros, Pestalozzi inicia sua produção escrita e faz as publicações: Crepúsculos de um Eremita, Leonardo e Gertrudes, Cristóvão e Elza e Minhas Investigações Sobre a Marcha da Natureza no Desenvolvimento da Espécie Humana. Em 1798, devido às guerras e a enorme quantidade de crianças pobres e órfãs, Pestalozzi, já com 53 três anos, abre uma escola na vila de Stanz.

Pestalozzi era como um pai para seus pequenos alunos e a escola era vista como uma família. Na escola, todas as decisões eram tomadas em conjunto com as crianças, o convívio era baseado no amor e no bom exemplo. Em relação à educação intelectual, os ensinamentos precisavam ter um significado para as crianças e eram baseadas em suas experiências cotidianas.

Infelizmente, um ano depois, os franceses invadem a vila de Stanz e fecham a escola. Ele então se muda rapidamente para Burgdorf e junto com colaboradores, criam uma escola em um castelo. Com este trabalho, Pestalozzi adquire bastante relevância e passa a ser conhecido em toda Suíça e na Alemanha. Nesta escola, Pestalozzi desenvolveu seu método de alfabetização, O ABC da Intuição, baseado no ensino dos sons antes do nome das letras. Ele é pioneiro nesse movimento, ao perceber que antes da palavra escrita vem a palavra falada. Acreditava ser importante que a criança compreenda em cada palavra o que representa cada letra, ou seja, cada som que constitui aquela palavra. Sendo o primeiro esboço do que hoje conhecemos como método fonético de alfabetização, que é também muito utilizado por Maria Montessori na sua metodologia.

No ano de 1801, Pestalozzi publica a sua mais importante obra educacional, Gertrudes Ensina seus Filhos. Então, em 1804, também por questões financeiras, a escola é fechada, mas por causa da divulgação e importância do seu trabalho, é reaberta na cidade de Yverdon. Esta escola tornou-se tão famosa, que recebeu alunos de várias partes da Europa além de estudiosos e educadores, entre eles Fröbel. 

Disputas pelo poder na escola e o falecimento de sua esposa fazem com que Pestalozzi retorne em 1825 para sua casa  “Lê  Neuhof”. Ali escreve o seu célebre testamento pedagógico: O Canto do Cisne. Pestalozzi morre em fevereiro de 1827, em Brugg e é enterrado na Vila de Birr, junto do muro da escola. Uma roseira vai marcar seu túmulo.

Se inscreva em nossa Newsletter.

Receba sempre em seu e-mail as últimas notícias e novinadades do Centro Histórico Sarah Cesar.

"A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim de ação. É atividade."

Johann Heinrich Pestalozzi